quarta-feira, janeiro 13, 2010

Haiti - Terra Maldita

 


(Fotos: Eduardo Munoz/REUTERS)


O Haiti foi o primeiro país latino-americano a declarar-se independente (1804), depois de ferozes lutas com os colonizadores franceses. Hoje, além de ser um dos países mais pobres do mundo, a sua História, é feita de períodos muito conturbados, com muitos dos seus governantes a serem depostos e assassinados, quer pelas potências colonizadoras (França e Espanha), quer pelas forças de oposição ao regime de Papa Doc e Baby Doc. Há muito que o Haiti não vive em paz e actualmente nem pode ser um estado soberano, dada a presença de uma força de segurança da ONU que assumiu os destinos do país.


O Haiti é ciclicamente assolado por desastres naturais. Port-au-Prince foi parcialmente afectada por um sismo de magnitude 6.7 em 1984. Em 2004, mais de três mil pessoas morreram na sequência do furacão "Jeanne", que dizimou a cidade de Gonaives, no noroeste do país. Quatro anos mais tarde, a mesma cidade foi novamente devastada por quatro sistemas tropicais. Desde 2008, os furacões "Gustav", "Hanna" e "Ike" mataram 800 pessoas e causaram prejuízos avaliados em mil milhões de dólares.


Sabe-se já que três milhões de pessoas foram afectadas – ou seja, um terço da população. O tremor de terra – que com magnitude 7 foi o pior no país em 200 anos – fez ruir o palácio presidencial, o Parlamento, um edifício da ONU, escolas, hospitais e casas de lata à beira de ravinas. A capital do Haiti, Port-au-Prince, ficou coberta com um manto de poeira de edifícios destruídos. Poderão ter morrido "bem mais de cem mil pessoas" no terramoto no Haiti, afirmou à estação de televisão norte-americana CNN o primeiro-ministro do país, Jean-Max Bellerive.


Há mesmo sítio desagraçados no mundo.

1 comentário:

il_messagero disse...

"Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas"

Eis a definição de Inferno na Idade Média. Dante magistralmente o descreve na sua obra.

Há realmente sítios malditos. Terá o Haiti passado a última Esfera?