sexta-feira, janeiro 15, 2010

Google vs China


A gigante da Internet Google está em rota de colisão com o governo chinês e já admitiu poder vir a ser forçada a sair do país, depois de ter anunciado o fim da censura nas pesquisas realizadas pelos cidadãos chineses no motor de busca, como era exigido pelas autoridades de Pequim.


Esta decisão surgiu depois de a Google ter identificado em meados de Dezembro um ataque sofisticado e direccionado por parte de hackers aos e-mails de activistas dos direitos humanos chineses. Foi um ataque originado na China, que a Google não atribuiu directamente ao Governo chinês, mas que levou a empresa a dizer-se indisponível para continuar a restringir os resultados das pesquisas na Internet e pôr fim à censura com que se comprometeu em 2006, quando iniciou actividade no mercado chinês.


Esta ameaça da Google coloca a administração americana em 'cheque' face à China. Por um lado tem de enfrentar um peso pesado na sua economia externa. Por outro é condicionado pelo grande número de vozes de vários quadrantes que exigem uma mudança radical nas práticas chinesas no comércio global, no cerceamento da liberdade de informação e no desrespeito pelos direitos humanos.


Para mais, a dimensão da Google é impossível de ignorar. Basta só pensar que em 2009, o Google chinês foi avaliado em mais de mil milhões de dólares, e os analistas apontavam para que a empresa obtivesse lucros de cerca de 600 milhões de dólares em 2010. É muito capital.

Sem comentários: